5 opções para assistir e celebrar o Dia Nacional do Documentário Brasileiro
- Jay Oliveira

- 7 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
Hoje é Dia Nacional do Documentário Brasileiro, o Brasil tem excelentes produções, mas você sabe como tudo isso começou?
A produção de documentários no Brasil começou com o trabalho de imigrantes, como é o caso do italiano chamado Affonso Segretto que, no final do século XIX, filmou sua chegada ao Rio de Janeiro. O filme recebeu o nome de ‘A Vista da Baía de Guanabara’. Em 1917, o Major Thomaz Reis, no documentário ‘Rituais e Festas Borôro’, aborda em imagens a tribo indígena bororo e seus costumes.
Apesar da criação do Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) ter acontecido em 1936, o gênero documental ganhou força mesmo nos anos 60, quando passou a abordar a crítica social em suas narrativas.
E para comemorar esse dia tão importante para o nosso país, fizemos uma pequena lista com algumas sugestões para vocês conhecerem mais da nossa cultura.
A BRASKEM PASSOU POR AQUI: A catástrofe de Maceió

O documentário retrata o maior crime socioambiental em curso no mundo, que condenou cinco bairros na capital alagoana pelo afundamento do solo, tendo atingido quase 70.000 pessoas, 4.500 negócios e 30 mil empregos. A empresa Braskem explora o solo da região há mais de quatro décadas. São 35 minas de sal-gema, a cerca de 1.200 metros de profundidade, e desabamentos ocorrem há mais de dez anos, formando crateras subterrâneas do tamanho do Complexo Esportivo do Maracanã. Possui depoimentos de moradores, associações de vítimas, líderes comunitários, cientistas, militantes de movimentos sociais e representantes de órgãos públicos.
‘A Braskem Passou Por Aqui’ acabou de ser lançado, foi dirigido, produzido e roteirizado por Carlos Pronzato, com edição de Xeno Veloso e foi realizado por La Mestiza Audiovisual. O Documentário completo está disponível no canal do Youtube de Carlos Pronzato.
AXÉ - Canto do povo de um lugar

Neste documentário, os maiores nomes do Axé ajudam a desvendar a origem desse gênero musical contagiante.
‘Axé’ foi lançado em 2017,, com direção de Chico Kertész, música composta por Bob Bastos, direção de fotografia de Rodrigo Maia e foi produzido por Macaco Gordo, atualmente faz parte do catálogo da Netflix
Estou Me Guardando Para Quando O Carnaval Chegar

Um cineasta mostra o impacto da frenética produção de jeans sobre a cidade de Toritama, em Pernambuco, onde os moradores não veem a hora do Carnaval chegar.
Com direção de Marcelo Gomes, produção de Nara Aragão e João Vieira Jr, o documentário foi lançado em 2019, conta no elenco com Leonardo dos Santos, Karen Harley, João Vieira Jr. e está disponível na Netflix.
Afronta!

A série documental é um convite para músicos, bailarinos, atores, curadores de artes, DJs e diversos profissionais da arte e comunicação discutirem o protagonismo da população preta e pensar uma perspectiva afrofuturista de suas trajetórias e conquistas.
‘Afronta!’ foi produzido pela cineasta brasileira Juliana Vicente, idealizadora da Preta Portê Filmes. Dividido em 26 episódios, o seriado apresenta uma conversa sobre representatividade, autonomia e igualdade para que outras pessoas possam se reconhecer em cada fala.

Nos bastidores do show no Theatro Municipal de São Paulo, o rapper e ativista Emicida celebra o grande legado da cultura negra brasileira. ‘Amarelo - É Tudo Pra Ontem’ é um filme documentário brasileiro produzido pela Netflix em parceria com o Laboratório Fantasma lançado em 2020. E você pode ler a resenha completa de ‘Emicida: Amarelo - É Tudo Pra Ontem‘ no site da Cuscuzeira clicando aqui.



Comentários