‘Luca’ é o aconchego da amizade com a alegria da aceitação
- Marcondes Augusto

- 30 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
A mais nova animação da Pixar traz consigo uma história emocionante de dois amigos que, por serem diferentes dos demais, encontram-se em suas semelhanças.
Por Marcondes Augusto
Luca é um monstro marinho que sempre foi proibido de ir à superfície e, ao furar a bolha pela primeira vez, encontra Alberto, onde estabelece uma relação próxima com a outra criatura. Quando a mãe de Luca descobre toda a situação, ela ameaça mandá-lo de volta para as profundezas do mar, bem longe da terra e da influência de Alberto, então os dois fogem para uma cidade vizinha, e lá eles precisam esconder suas verdadeiras identidades para evitar hostilidades.
Luca e Alberto cuidam um do outro com um carinho admirável. Longe dos estereótipos de masculinidade construídos pela sociedade que privam os homens do direito de serem sensíveis e vulneráveis, o afeto é orgânico no relacionamento dos protagonistas, promove uma nova forma de masculinidade sensível e delicada, entrega força, esperança e cumplicidade do grande amigo para a enfrentar da vida.
“O amigo é um mago do meigo abraço, é mega afago, abrigo em laço, oásis nas piores fases, quando some o chão e as bases, quando tudo vai pro espaço.” - Emicida
Como diz JJ Bola: “Os homens precisam de amor para superar os sentimentos destrutivos, assim como eles precisam de amor para sentir que a vida deles vale ser vivida.”
O preconceito tratado na narrativa, proporciona uma reflexão sobre a persistência do problema em pleno século XXI. O medo e a rejeição da cidade por monstros marinhos faz com que Luca e Alberto vivam nas sombras com receio de mostrar sua verdadeira identidade e serem excluídos do convívio social, situação vivida pela maioria dos membros da comunidade LGBTQIA+.

Apesar de o diretor, Enrico Casarosa, negar a existência de um subtexto queer no longa, muitos espectadores acreditam que existe algo além da amizade na relação entre os personagens Luca e Alberto. Não só porque a história seria uma alegoria sobre a sexualidade de Luca e Alberto e a aceitação familiar e social, mas também pelo longa ter sido lançado em Junho, mês internacional do orgulho LGBTQIA+.
Disponível no Disney+, 'Luca' é um filme potente que de forma leve carrega mensagens importantes para adultos e crianças. Fala sobre amor, aceitação, amizade, compreensão e empatia, reflete uma nova forma de masculinidade, traz a alegria de saber que ter amigos é amar, cuidar e confiar.
Como diz Emicida: “Quem tem um amigo tem tudo, se a bala come, mano, ele se põe de escudo, pronto pro que vier, mesmo, a qualquer segundo, um ombro pra chorar depois do fim do mundo.”





Comentários