top of page

"Vale a pena mesmo tudo isso só pra viver?"

  • Foto do escritor: thatyanabeatrizfer
    thatyanabeatrizfer
  • 15 de jan. de 2021
  • 3 min de leitura

Uma análise da animação que tocou no coração de muita gente.


*Esse texto contém spoilers


Soul, na tradução literal, significa alma. Já a palavra alma, no sentido mais simples, quer dizer: "princípio vital; vida". Se eu contar que esse filme não fala sobre propósito e sim sobre simplesmente viver, você acredita?


Continua com a gente e descobre todo o recheio que Soul, a mais recente animação da Pixar, tem para te oferecer.


Disney/Divulgação


A MISSÃO


Toda a narrativa do filme é dividida em fases: O que acontece antes, durante e depois da vida.

Traduzindo, ele propõe uma noção que nos apresenta de onde viemos, quem seremos e para onde vamos depois do fim.


Os personagens centrais são Joe Gardner, um pianista que precisou dar uma pausa na carreira e agora é professor de música, e 22, que nada mais é do que uma alma que escolheu não viver. Mas como assim ela escolheu? E será mesmo que ela tomou essa decisão por conta própria?


Disney/Divulgação


Eu te explico!


O núcleo do filme que narra o que acontece antes de nascermos, é o 'Pré-Vida', lá as almas são criadas, suas missões e suas principais características também são definidas nessa fase.


Para chegar a terra, essas almas precisam passar por um processo de aprendizagem que vai de andar a encontrar sua maior paixão. Esse processo é feito na 'Escola da Vida'.


22 passou por todas essas etapas, mas não encontrou sua missão, por isso ficou presa na escola. Quando todo mundo a sua volta te faz pensar que você não é capaz de encontrar um sentido, a tendência é que você acredite nisso.


Disney/Divulgação


Foi o que aconteceu com a 22. Ela acreditou tão veemente nos outros que começou a se questionar se valia mesmo a pena tanto esforço para viver e achar seu propósito.


O PROPÓSITO


Qual é o seu propósito? O que te faz acordar de manhã e querer enfrentar a vida?


No dicionário de Joe Gardner o sinônimo de propósito é música. Ele é completamente apaixonado por jazz e pelo piano, desde que foi apresentado a esse universo pelo seu pai.


Disney/Divulgação


Tanto que depois de precisar dar uma pausa na carreira ele não consegue ver graça em nada mais na sua vida. Na busca por um retorno triunfal aos palcos ele vence uma audição e em êxtase acaba caindo num bueiro e morrendo.


Disney/Divulgação


Inconformado, ele foge do caminho que o levaria para o 'Além Vida'- local onde as pessoas vão depois da morte - e cai no 'Pré Vida', onde é apresentado a 22 e uma jornada de autoconhecimento, tanto dele quanto dela começa.


Disney/Divulgação


Ela precisa viver para entender que merece a vida e ele precisava morrer para perceber que a vida estava passando diante dos seus olhos enquanto ele se lamentava.


A VIDA



Antes de falar sobre a mensagem que ficou gravada na mente depois que os créditos finais subiram, vamos trazer o significado de uma palavra que tem sido tão saturada ultimamente: empatia.


O dicionário diz que empatia significa a "faculdade de compreender emocionalmente um objeto" ou alguém. É enxergar a dor do outro, se colocar no lugar da pessoa, é ser solícito.


Na teoria é um conceito lindo, mas na prática estamos muitas vezes tão focados em nossas próprias feridas que esquecemos de oferecer um band aid ao próximo.


Um pequeno adendo: Não esqueça de ser empático consigo mesmo também!


Definido o conceito, vamos ao aprendizado!


Por mais que a própria sinopse fale que o filme é sobre propósito, para nós o filme é sobre viver e enxergar seu próximo.


Isso mesmo! Parece tão simples falando assim, mas não é.


A vida é pesada e cruel se só enxergamos a parte em preto e branco. Soul reforça a ideia de que há beleza nas coisas mais simples. Na brisa no rosto, na comida favorita, na conversa sobre sentimentos mais incompreendidos.


Disney/Divulgação


Viver não tem somente relação com achar sua missão no mundo e sim com tornar a vida o seu maior propósito e sua maior riqueza. Mas e a parte de enxergar o outro? Você quer ser visto? Realmente visto, não somente suas camadas externas?


22 precisava ser vista, para conseguir enxergar a força que tinha dentro de si. Só que mais importante do que ser visto pelos outros é conseguir se ver e entender que não interessa onde vamos chegar e sim a maneira que vamos escolher para traçar o caminho.


"⁠O que importa é a jornada. E não o destino final."




Comentários


Formulário de Assinatura

©2019 por Cuscuzeira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page