Será que a democracia é suficiente para conter a onda Nacional-populista?
- Marcondes Augusto

- 23 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Livro lançado no segundo semestre de 2020, discute como a ascensão do populismo pode mudar o rumo da política no Ocidente nos próximos anos e como atuam seus apoiadores
Quando Bolsonaro ganhou as eleições de 2018, sua vitória não foi algo surpreendente para mim. A onda populista estava tomando conta do mundo, Donald Trump se elegeu presidente dos EUA, e o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) estava se concretizando. Contudo, a ascensão dos nacional-populistas já estava acontecendo em toda a Europa, como Marine Le Pen na França, Matteo Salvini na Itália e Viktor Orbán na Hungria. Muitos questionamentos vieram à minha cabeça e hoje busco analisar de modo panorâmico os caminhos que o país e o mundo vem trilhando.

(Foto: Marcondes Augusto)
Em 'Nacional-Populismo - A revolta contra a democracia liberal', os autores Roger Eatwell e Matthew Goodwin trazem esclarecimento sobre o movimento populista e como ele acontece numa sociedade democrática. Ao contrário do estereótipo criado, veremos que os eleitores de candidatos nacional-populistas vão além de velhos brancos de classe média, e que muitas vezes, são pessoas comuns, com demandas importantes para o bem-estar social, mas, sentem que suas vozes são ouvidas.
“Os nacional-populistas priorizam a cultura e os interesses da nação e prometem dar voz a essas pessoas que se sentem negligenciadas e desprezadas por elites distantes e corruptas. É uma ideologia enraizada em correntes duradouras e profundas e ganhando força há décadas, mudando o panorama da política. Seus líderes são fascistas e suas políticas antidemocráticas; sua existência é um espetáculo paralelo à democracia liberal.”
A atmosfera criada por políticos nacional-populistas trazem fantasmas conhecidos que provocam parte da população e geram ansiedade, comportamentos discriminatórios e produz revolta contra o sistema político elitista e corrupto que a algum tempo, vem se distanciando de pessoas comuns e as excluindo do campo democrático.
De antemão já aviso que não temos um aprofundamento nas questões brasileiras, o livro visa os estados unidos e a Europa, que tiveram movimentações parecidas com as nossas e com isso auxilia o leitor a entender os infortúnios hoje enfrentados no Brasil.

Livro 'Nacional-Populismo - A revolta contra a democracia liberal' disponível em versão física e digital. (Foto: Marcondes Augusto)
Acredito que esse livro nos ajuda a compreender o momento atual e criarmos uma perspectiva sobre o futuro. A obra é didática e de fácil compreensão, e nos estimula a continuar essa jornada de viver num eterno episódio de House of Cards.
Informações adicionais
Título original: 'National populism'
Ano de lançamento: 2020
Editora: Record
Quantidade de páginas: 350





Comentários